top of page

5 Fatos Científicos Sobre Café.

Fique por dentro de curiosidades e benefícios que a ciência aponta sobre uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café.

Aproveite essa leitura com um bom Café Terreiro.

 

Muitos estudos científicos já foram feitos acerca do tão amado café e alguns nos mostram algumas curiosidades interessantes sobre o tema. Se você acha que sabe tudo sobre café, me diz se realmente conhece esses 5 Fatos Científicos Sobre Café.


  1. VOCÊ NÃO PRECISA DE CAFÉ LOGO AO ACORDAR.

O CORTISOL é um hormônio produzido pelo nosso corpo que promove a sensação de alerta. Ele é liberado em momentos específicos ao longo do nosso dia e o seu pico, nível máximo, é exatamente quando saímos da cama. Ou seja, se você toma café pra acordar, é melhor evitar o desperdício de cafeína tão cedo. O ideal é esperar cerca de 1h30. Acorde, tome seu banho, se troque, veja suas mensagens e só depois tome o seu tão precioso café.

Já no período da tarde o ideal é tomar entre 13h30 e 17h, justamente para dar aquela animada quando o hormônio está em sua baixa de produção.

RESUMINDO: tome café 1h depois de acordar e quando for lanchar a tarde.


2. CAFEÍNA É PARECIDA COM O NEUROTRANSMISSOR DO SONO

O segundo fato dos 5 Fatos Científicos Sobre Café é: a adenosina tem um comportamento parecido com a cafeína. Durante o dia, o corpo produz adenosina, que ajuda a dormir. Com a ingestão de cafeína, os receptores dessa substância confundem as duas, fazendo com que a pessoa permaneça ativa por mais tempo.


3. O CAFÉ AJUDA A PREVENIR O ALZHEIMER E OUTRAS DOENÇAS.

Uma boa dose de café pode te ajudar e muito. Um estudo desenvolvido na Faculdade de Medicina de Lisboa, em Portugal, confirmou que o consumo de café pode retardar os sintomas do Alzheimer. Outras pesquisas já provaram que beber café também diminui os riscos de doenças como diabetes tipo 2, depressão em mulheres e até Parkinson.

Agora, prepare-se para essa notícia: A cafeína também é usada em tratamentos e produtos para reduzir gordura localizada e celulite, uma vez que tem uma grande penetração na pele e contribui para a quebra das células gordurosas. E ainda compõe a fórmula de alguns produtos antirrugas devido ao seu poder antioxidante, oferecendo um efeito protetor nas estruturas que sustentam a pele.


4. O CAFÉ É VICIANTE.

Já sentiu que não consegue mais parar de tomar café? Pois é, o café é realmente viciante. Pesquisas apontam que quanto mais café você consome ao longo dos anos, maior a probabilidade de ter uma alteração química no seu cérebro. Voltamos na história da adenosina. Com o aumento do consumo de cafeína, mais receptores de adenosina são produzidos e você automaticamente vai precisar beber mais café para poder conectá-los. Esse processo, por sua vez, pode causar dependência e sintomas de abstinência — fadiga, irritabilidade, dor de cabeça — se você tentar reduzir o consumo. Ou seja, beba com moderação.

Vamos saber o último dos 5 Fatos Científicos Sobre Café agora.


5. OS EFEITOS DA CAFEÍNA SURGEM 10 MINUTOS APÓS A INGESTÃO DO CAFÉ.

Um estudo feito pela Universidade de Barcelona, na Espanha, mostrou que, após 10 minutos, a cafeína atinge metade de sua concentração máxima no sangue, suficiente para começar a causar algum efeito. Em 45 minutos, quando alcança o nível máximo, já pode deixá-lo mais alerta. Dependendo da velocidade com que o organismo absorve é possível manter esse efeito por 3 a 5 horas. Pela sua rápida absorção ela é muito indicada para atletas e treinos ajudando também a reduzir as dores musculares pós treino.


5 Fatos Científicos Sobre Café - conteúdo extra pra você.

EXTRA. AS ABELHAS AMAM CAFÉ!

Não é uma graça? Um estudo publicado no periódico Science comprovou que as abelhas amam café. O néctar das flores do café apresenta níveis pequenos de cafeína e atraem as abelhas. Também foi comprovado que o néctar ajuda a melhorar a sua memória.


Bom, agora você já sabe os benefícios do café e seus componentes para a sua saúde. Aproveite essa leitura com um bom Café Terreiro.



716 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page