#Curiosidades: mitos e verdades sobre o café

Só pra começar, é fato que os brasileiros são coffeelovers por natureza! E quem comprovou isso foi nada menos que uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) - que confirmou que a bebida está presente em mais de 98% das casas ao redor do país. É natural que, com uma popularidade tão grande assim, surjam algumas dúvidas, mitos e, até mesmo fake news sobre a nossa bebida queridinha. Por isso hoje, nós, da Equipe do Blog do Café Terreiro, desvendamos os maiores mitos e verdades sobre o grão para apresentar especialmente a você! Siga com a gente e confira. 1. O café não é para todos Meio verdade, meio mito. ✔/ × De fato, algumas pessoas, principalmente as que sofrem de gastrite, hipertensão, má digestão, insônia e osteoporose devem consumir a bebida com moderação. Mas, ainda assim, de acordo com alguns estudos científicos, qualquer indivíduo, de qualquer grupo citado acima pode consumir até 300 mg de café por dia. De qualquer forma, o ideal é consultar o seu médico antes de abastecer a sua xícara. 2. O café causa insônia Meio verdade, meio mito. ✔/ × Bem, o café tem cafeína, substância conhecida por provocar efeitos estimulantes no organismo. Mas tem como curtir o seu cafezinho e, ainda assim, garantir uma excelente noite de sono. Para isso, basta não ultrapassar as 400 mg por dia e não ingerir a bebida após as 18h. 3. O café reduz a dor de cabeça Verdade! Graças à cafeína – substância capaz de dilatar os vasos sanguíneos do corpo e contrair os vasos do cérebro, provocando uma verdadeira vasoconstrição – o café, além de muito saboroso, também é um grande aliado no alívio das dores da cabeça. Contudo, só é realmente efetivo caso seja ingerido logo no início da crise de dor. Além disso, nossa bebida queridinha também é uma excelente alternativa para aliviar os sintomas de ressaca, depois de uma noite de excessos. 4. O café ajuda a emagrecer Verdade! Contrariando à lógica do Rei Roberto Carlos, nem tudo que é bom é imoral, é ilegal ou engorda. O café, por exemplo, além de delicioso, ainda pode auxiliar no emagrecimento! Tida como um poderoso termogênico, a bebida acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, contribuindo consideravelmente para a queima de gordura corporal. 5. Todo mundo pode usar e abusar do café Infelizmente, esse é um mito. × Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) a quantidade indicada pode cafeína para um adulto varia de 300 a 400 mg por dia, ou seja, duas doses diárias. Mais do que isso, passa a ser contraindicado. 6. Café prejudica os dentes Mentira! × Na verdade, o que faz mal aos dentes é a falta de escovação frequente e a falta de cuidados com a higiene bucal. Embora o café ajude a escurecer os dentes, ele não é, nem de longe o principal culpado. Além disso, de acordo com pesquisas odontológicas, a bebida, por conter tanino, e polifenóis vegetais pode, inclusive, auxiliar na remoção das placas bacterianas.

7. Vários fatores interferem no sabor final do café Verdade. Desde a plantação até a inserção dos grãos nas sacas – todos os processos influenciam no gosto e no aroma que irá para a sua xícara. O ”terroir” por exemplo, é um termo francês que indica uma junção de fatores como condições climáticas, região, variedade, forma de plantio, cultivo, colheita, secagem, embalagem, preparo e outras etapas para preparo e utilização do grão que podem ser desenvolvidas de diversas formas e interferem diretamente no sabor e na qualidade final do café.

Enfim, gostou de descobrir os maiores mitos e verdades sobre o Café? Conte para nós nos comentários e continue de olho no Blog do Café Terreiro, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço e até breve!

4 visualizações0 comentário