top of page

Afinal, a xícara interfere no sabor do café?

Atualizado: 13 de jan. de 2022

Provavelmente, você já sabe que o aroma e a intensidade do café estão intimamente relacionados com a região onde o grão foi colhido e as formas de preparo. Afinal, a qualidade dos grãos e o local de armazenamento fazem total diferença na experiência gustativa da bebida. Mas, e os recipientes utilizados para servir o nosso cafezinho de cada dia? Será que eles afetam o sabor? Quais são os mais recomendados e quais devem ser evitados? Siga com a gente e confira a seguir, no post do Blog do Café Terreiro: Afinal, a xícara interfere no sabor do café?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Perfect Daily Grind, em parceria com a Science Direct, a estética visual, pode, sim, impactar as impressões sensoriais, como o cheiro e o paladar, por exemplo. Os testes realizados comprovaram que a percepção de amargor do café foi 27% mais alta quando os participantes consumiram a bebida em recipientes de superfície angular. Em contrapartida, os níveis de doçura foram 18% maiores quando a bebida foi ingerida em xícaras arredondadas. Além disso, os materiais dos recipientes também estão estreitamente relacionados com o sabor e a temperatura da bebida. Afinal, existem inúmeros tipos de recipientes no mercado e cada um deles possui as suas peculiaridades em relação à conservação do gosto e retenção do sabor do café. No fim das contas, o fato é que o material da sua xícara terá sim, um grande impacto no resultado final da sua experiência gustativa. Por isso, é de suma importância descobrir quais são os recipientes mais adequados para o consumo do seu cafezinho. Confira a seguir quais são os recipientes mais comuns e algumas dicas para evitar erros na hora de servir a nossa amada bebida. Porcelana Considerado um dos materiais mais utilizados na fabricação de xícaras de café, a porcelana é vista em uma grande variedade de modelos e, entre as suas principais vantagens está a conservação da temperatura do café, que se mantém aquecido por mais tempo. Portanto, se você é do tipo de consumidor que gosta de degustar o seu café com calma, apostar nas xícaras de porcelana é uma ótima alternativa.

Vidro Diferente da porcelana, o vidro retém o calor durante pouco tempo. Em contrapartida, o material agrega mais sofisticação e proporciona uma visão geral da bebida aos consumidores. No caso das xícaras de vidro, o ideal é investir nos modelos com base afunilada para garantir uma aparência mais homogênea ao café. Cerâmica Geralmente, os recipientes de cerâmica são mais resistentes do que os demais e oferecem uma textura mais acentuada. Contudo, apesar de ser uma boa aposta para manter a sua bebida aquecida por mais tempo, normalmente, as xícaras de cerâmicas não apresentam estética tão convidativa, por isso, o ideal é deixa-las apenas para o uso doméstico.

Materiais que devem ser evitados na hora de servir o seu café


Plástico Embora seja muito resistente, o plástico não é indicado para o consumo de café. Isso porque, além de alterar o gosto da bebida, ele também libera substâncias tóxicas, que são extremamente prejudiciais à saúde. Portanto, o ideal é não ingerir nenhum tipo de bebida quente em recipientes de plástico. Metal Devido às substâncias nocivas presentes em sua fabricação, o metal é outro material prejudicial à saúde humana. Além disso, os recipientes em metal também impactam negativamente no sabor do café e não são capazes de reter a temperatura ideal da bebida. Enfim, gostou de saber porquê os materiais das xícaras interferem no sabor e na experiência geral do seu cafezinho? Conte para nós nos comentários!

Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe-o em suas redes sociais. Com certeza, essas informações podem transformar as escolhas de vários outros coffeelovers!


345 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page